terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fotos de Patrimonios Historicos do Brasil.









Lesois

Click para ampliar   Prédio da Prefeitura

O palacete do Cel. César Sá, construído em 1860, foi um dos monumentos revitalizados pelo projeto Monumenta e transformado em museu. Cheio de detalhes com influências neoclássicas, foi construído para agradar a esposa de César Sá.
 
 
 
 
 
 
Click para ampliar 
Mercado Cultural 
 
Esse importante monumento da cidade, localizado na Praça Aureliano Sá (antiga Praça das Nagôs), foi construído no final do século 19 e, sendo terminado em meados de 1900, foi cenário de comércio de escravos. Abriga atualmente um centro de atividades culturais.
 
 
 
 

Click para ampliar

 Praça do Coreto
 
Pracinha típica de cidade interiorana e ponto de encontro da comunidade. O Coreto é palco para apresentações musicais como as da Lyra Popular de Lençóis.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Como reformar um bem histórico tombado?


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Derrubar imóvel tombado pelo patrimônio histórico é ilegal ?


O que é tombamento?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.


 O que pode ser tombado?

O Tombamento pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.

Quem pode efetuar um tombamento?

O Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal.

O ato do tombamento é igual à desapropriação?

Não. São atos totalmente diferentes. O Tombamento não altera a propriedade de um bem, apenas proíbe que venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem tombado não necessita ser desapropriado.

 
Um bem tombado pode ser alugado ou vendido?

Sim. Desde que o bem continue sendo preservado. Não existe qualquer impedimento para a venda, aluguel ou herança de um bem tombado. No caso de venda, deve ser feita uma comunicação prévia à instituição que efetuou o tombamento, para que esta manifeste seu interesse na compra do mesmo.


O Tombamento preserva? 

Sim. O Tombamento é a primeira ação a ser tomada para a preservação dos bens culturais, na medida que impede legalmente a sua destruição.  No caso de bens culturais, preservar não é só a memória coletiva, mas todos os esforços e recursos já investidos para sua construção. A preservação somente se torna visível para todos quando um bem cultural se encontra em bom estado de conservação, propiciando sua plena utilização.






quarta-feira, 7 de novembro de 2012